Segundo a Prefeitura de Vilhena, o fechamento do local foi necessário para garantir um ambiente saudável e seguro.
A trilha entre os bairros Moyses de Freitas e Maria Moura, em Vilhena (RO), foi desativada após moradores a usarem para descarte inadequado de lixo. Segundo a administração municipal, o fechamento do acesso é “necessário para garantir um ambiente saudável e seguro”.
O descarte clandestino de lixo transformou o local em um lixão e passou a gerar preocupações em torno da contaminação do solo e do risco iminente à saúde de quem mora na região.
A trilha que liga os dois bairros acumulou grande quantidade de pneus e móveis. Com as chuvas, o risco de dengue aumenta, já que estes objetos acumulam grande quantidade de água parada.
A prefeitura do município divulgou que o descarte tem causado transtorno aos moradores e que o fechamento é necessário para evitar problemas futuros.
Além disso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) salientou que resíduos sólidos devem ser descartados em locais específicos.
Onde descartar o lixo corretamente?
O aterro sanitário é o local adequado para o descarte de resíduos sólidos. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas os resíduos que não podem ser reutilizados ou reciclados devem ser descartados nesses locais.
O Aterro Sanitário de Vilhena (RO) fica localizado no Lote Rural N° 85-A3, linha 145, setor 12, Gleba Corumbiara. Contato: (69) 3322 1669.
Fonte: G1 Rondônia