spot_imgspot_imgspot_img

COLUNA FALANDO SÉRIO – Mais mulheres na política

Prof. Herbert Lins – DRT 1143

21/03/24 – quinta-feira

Existem campanhas de incentivo à participação feminina na política pelos partidos e intuições, como a Justiça Eleitoral, Governo Federal, Câmara dos Deputados e o Senado Federal, basta dar um Google e encontrará várias ferramentas disponíveis de orientação, treinamento e capacitação, para mulheres ingressar num universo dominado pelos homens. No caso do Governo Federal, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, colocou à disposição das mulheres, o “Programa Mais Mulheres na Política” com o propósito de estimular a participação feminina nos espaços de poder e decisão do país. A proposta do “Mais Mulheres na Política” é fomentar as potencialidades políticas das mulheres pré-candidatas, das filiadas a partidos, de possíveis voluntárias apoiadoras de candidaturas femininas e de mulheres que se interessam pelo tema.

Decidiu

No universo dominado pelos homens, a empresária Karla Barreto decidiu ingressar na política e colocar o seu nome à disposição da população porto-velhense como pré-candidata a vereadora nas próximas eleições municipais. Karla já até assinou sua ficha de filiação ao Avante a convite do ex-deputado estadual Jair Montes.

Definiu

Continuo falando de mulheres, a vez agora é de Sófia Andrade que obteve um total de 14.634 votos (1,68%) para deputada federal nas eleições passadas, só em Porto Velho ela obteve 6.886 votos (0,79%), em face disso, ela já definiu que persistirá na política, continua filiada no PL e disputará uma cadeira de vereadora na capital.

Disposição

Outra mulher que foi bem votada para deputada federal em Porto Velho foi a ex-senadora Fátima Cleide, no total de 28.422 votos (3,27%), Fátima recebeu na capital rondoniense o total de 9.419 (1,08%), porém, não demonstra muita disposição para ser candidata do PT a prefeita ou ao cargo de vereadora.

Fluxo

A ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos) segue o fluxo na construção da sua pré-candidatura rumo ao Prédio do Relógio. Para quem não sabe, Mariana, na história política da nossa capital, foi a parlamentar que mais destinou recursos para Porto Velho nos dois mandatos de deputada federal que exerceu.

Persistir

Nas eleições de 2022, mulheres que se lançaram na disputa para o cargo eletivo de deputado federal e estadual, a exemplo de Missionária Mônica, Klivia Meireles, Maria Rita, Dra. Karla Nocrato, Professora Léo Simão, Gabriele Gaspar, Luciene da TV, Ana Emaculada, Heline Braga, Professora Liana Lima e Adriana Martins, porém, não obtiverem o êxito da vitória na urna, daí pergunto: vai desistir da sua capacidade de ser mulher e de persistir na política no primeiro insucesso nas urnas?

Popular

O comunicador do Rádio e Televisão, Rando Silva, filiou-se ao PSDB a convite do prefeito Hildon Chaves para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho. Rando é um comunicador popular e deverá conquistar o voto pessoal dos ouvintes do rádio e de quem o assiste na televisão.

Empate

Em conversa com esse Colunista, o ex-prefeito Roberto Sobrinho afirmou que não disputará nenhum cargo eletivo nas eleições municipais desse ano. A administração de Roberto ficou empate entre pontos positivos e negativos.

Saidinha I

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (20/03) o projeto de lei que acaba com a saída temporária de detentos para visitar parentes e amigos, a chamada “saidinha”. Neste caso, a maioria dos presos que cumprem os requisitos para a saidinha acabará sendo prejudicado por uma minoria de meliantes que aproveita a oportunidade para fugir ou cometer novos crimes.

Saidinha II

O deputado federal Roberto Monteiro, do PL, pai do ex-vereador pelo Rio de Janeiro Gabriel Monteiro, antecipou seu voto contra o projeto de lei que acaba com a saída temporária de presos no Brasil. O parlamentar classificou o fim das “saidinhas” como uma “covardia” com os detentos que cumprem os critérios de comportamento e os prazos de retorno aos presídios.

Saidinha III

Alguém ainda lembra do policial militar lacrador Gabriel Monteiro? Esse foi eleito vereador no município do Rio de Janeiro nas eleições de 2020 com 60.326 votos – (2,29%). N exercício do mandato de vereador, Gabriel foi acusado de estupro e armazenar filmagens, feitas por ele, de relações sexuais com uma adolescente.

Desculpas I

No anúncio do novo Instituto Federal de Educação, que será construído no Complexo do Alemão, no centro do Rio de Janeiro, o presidente Lula, mesmo atrasado e num gesto de grandeza e, ao mesmo tempo, de humildade, pediu desculpas públicas ao ex-governador Leonel Brizola e ao educador Darcy Ribeiro, pelo fato do PT ter sido contra e combatido as escolas de tempo integral CIEPS que os dois defendiam e implantaram no estado do Rio de Janeiro.

Desculpas II

Ao contrário de Brizola e Darcy, o ex-presidente Fernando Collor de Melo continua vivo e também merece um pedido de desculpas do presidente Lula, pelo simples fato do PT ter sido contra as escolas de tempo integral por nome Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs), criados no Governo Collor (1991-1992).

Custou

Vale registrar que aproximação do Presidente Collor com o governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, em especial, adoção do modelo CIEPS na versão federal por nome de CAICs, despertou a fúria da Rede Globo e lhe custou um impeachment do seu mandato de presidente da República.

Descontos

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), apresentou indicação parlamentar ao Governo de Rondônia, pedindo fiscalização educativa por meio do PROCON, para exigir dos estabelecimentos comerciais, a fixação de placas informativas das Leis estaduais que garante descontos de 30% a 50% nas refeições das pessoas que se submeteram a redução do estômago ou qualquer outra gastroplastia.

+ Notícias

Últimas notícias