spot_imgspot_imgspot_img

Especialista alerta para o ‘golpe da mala trocada’ em aeroportos

Três pessoas foram presas por engano após criminosos do tráfico internacional trocarem a identificação das bagagens, facilitando o transporte de drogas

 


Um casal foi surpreendido em sua parada rumo a Lisboa, em Portugal, ao ser abordado por policiais que alegavam haver drogas na mala. José Pereira foi preso em flagrante por engano sendo acusado de portar cerca de 11 kg de cocaína em sua bagagem após ela ter sido trocada por criminosos do tráfico internacional. “Não era minha e eles afirmavam que era”, comenta.

O homem que dividiu a cela com diversos presidiários perigosos conta que não esperava passar por uma situação como essa: “A gente fica sem chão”, desabafa.

José só conseguiu ser solto após seu advogado provar que ele havia sido vítima do golpe que está acometendo os maiores aeroportos do país:funcionários de empresas terceirizadas estão trocando a identificação das bagagens e facilitando o processo de contrabando. “Ser preso sem dever é muito difícil”, lamenta.

A esposa do empresário, Valdilene, conta que ficou aliviada com a saída do marido da prisão de Lisboa, após 49 dias tentando provar que era inocente: “Aquele dia para mim foi o mais importante”.

Um caso semelhante aconteceu com as amigas Giane e Kátyna. As brasileiras saíram de Goiânia e, antes de seguirem para a Europa, fizeram uma escala em Guarulhos (SP), local em que suas malas foram trocadas por outra que possuía cerca de 40 kg de cocaína. A Justiça alemã decidiu manter as mulheres presas até que o inquérito da Polícia Federal brasileira seja enviado com as imagens que mostram como tudo ocorreu

O especialista em direito do consumidor Laio Gastaldello Zambalo dá dicas para a prevenção desse tipo de golpe: “Você tem que deixar sua bagagem devidamente identificada, com etiquetas diferentes, distinguindo de outras. Segundo: sempre olhe o que é entregue para você, confira e tire fotos para comprovação”.

 

Fonte: R7

+ Notícias

Últimas notícias