A Universidade Federal de Rondônia (Unir) publicou nesta segunda-feira (15), o Edital Complementar do PS UNIR 2022, para seleção de candidatos por meio de notas do Ensino Médio. No total estão sendo oferecidas 1.192 vagas para 41 cursos nos campi de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena. A relação de cursos e de vagas disponíveis por curso pode ser consultada aqui.
As inscrições acontecem entre os dias 19 e 24 de agosto, e todo o processo deve ser realizado online, por meio deste link: https://sistemas.unir.br/discente. Todo o processo de inscrição e confirmação das inscrições será realizado de modo online.
O edital prevê que os candidatos serão selecionados pela média das notas de Português e Matemática obtidas ao longo do Ensino Médio. Para isso, as notas devem ser informadas no ato da inscrição de depois comprovadas no momento da entrega do histórico escolar no momento da matrícula. No edital de seleção há o detalhamento sobre como este processo é conduzido, e todos os documentos referentes ao PS UNIR 2022 estão disponíveis para consulta no Portal de Processos Seletivos da UNIR.
O início das aulas para os alunos selecionados neste Edital Complementar do PS UNIR 2022 será no dia 29 de agosto, quando começa o novo semestre letivo, como previsto no Calendário Acadêmico 2022. As chamadas para matrículas, se necessário, serão realizadas mesmo após o início das aulas, respeitando o limite máximo de 25% do tempo transcorrido desde o início do semestre letivo.
De acordo com a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, assim como aconteceu em 2021, também neste ano a Universidade ampliou as formas de acesso ao ensino superior para os alunos de Rondônia. “O objetivo da UNIR é garantir a formação em nível superior para a maior quantidade possível de estudantes do nosso Estado, e com crescente qualidade. Por isso, além da oferta de vagas pelas notas obtidas no Enem, há agora esta opção de entrada por meio das notas do Ensino Médio. Assim, mesmo sem ter realizado as provas anuais do Enem é possível concorrer e vir ser aluno da nossa UNIR”, disse a reitora.